top of page
  • Instagram
  • marketplace

Marta María Pérez Bravo

CUBA

1959

Nascida em 1959 em Havana, Cuba, Pérez Bravo se formou na Escuela de Artes Plásticas, San Alendro (1979) e no Instituto Superior de Arte (1984), em Habana, Cuba. No contexto da "Nova Arte Cubana"; - um movimento atribuído à revitalização da identidade estética e cultural de Cuba durante os anos 80 (ver Luis Camnitzer Nova Arte de Cuba, Austin 1994).
Marta María Pérez Bravo é pioneira na fotografia artística em Cuba, um tipo de fotografia feita por artistas e não por fotógrafos profissionais, repórteres ou fotojornalistas (embora, é claro, eles também possam fazer obras de arte). O objetivo dessa forma particular de criação artística, às vezes chamada de fotografia metafórica, não é documentar a realidade externa, o rosto das pessoas, as paisagens da cidade ou do campo, nem gravar cenas da vida cotidiana ou familiar, política ou rituais. O objetivo é antes explorar (ou fazer com que os espectadores descubram nas imagens fotográficas) as idéias, conceitos, emoções, desejos, medos, esperanças e crenças que o artista pretendia transmitir. Suas reflexões íntimas sobre o eu, o corpo e a identidade pessoal são enunciadas através de suas elaboradas construções de novos fetiches.
Em sua arte, objetos físicos aparecem ao lado de imaginários, elementos pessoais ao lado de referências míticas e tornam-se encenações rituais envoltas em uma marca única de fotografia de testemunho. Trabalhando em preto e branco, suas impressões prateadas de gelatina - configuradas como vinhetas, parecem fantasmagóricas em qualidade e quase sempre examinam um corpo sujeito a restrições ritualísticas. Alinhado às preocupações formais e conceituais da arte performática dos anos 60 e 70, Perez Bravo cria um tipo de instalação do corpo que se torna uma encruzilhada de diferentes características culturais, religiosas e existenciais, projetadas para a fotografia, que é a final produtos. Sua fotografia é um veículo para uma espécie de performance congelada, posada para a câmera, com o verdadeiro fotógrafo permanecendo anônimo. Ao contrário de outros artistas que usam a fotografia para testemunhar, seu trabalho envolve a fotografia desde os estágios iniciais, com o resultado específico de ser mostrado como fotografias. As ironias de Pérez Bravo desestabilizam as certezas assumidas e minam as noções de identidades nacionais, culturais, espirituais e de gênero.

Fuente:

sobre

Cópia de LAS BANANERAS.jpg

Somos um Instituto cultural sem fins lucrativos que trabalha ativamente através do mapeamento, da difusão e do educativo voltado para trabalho de mulheres artistas visuais latino-americanas.

Conheça nosso trabalho e colabore conosco!

asociaciones estratégicas

UM TETO SEU VAZADO.png
REVÉS_VAZADO.png

Realización

unnamed-removebg-preview.png
Brava_marca_p_b branca 02.png
1648499017098-removebg-preview.png
instituto.png

© 2020  por artistas latinos

Sitio web desarrollado por Revés Produções

Este es un proyecto sin fines de lucro

Políticas del sitio

Respetamos la libertad de expresión y advertimos que algunas imágenes de obras publicadas en este sitio pueden ser consideradas inapropiadas para menores de 18 años.

bottom of page