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O modernismo e elas

Anita

MALFATTI

Antonia

MATOS

e

Brasil 1889 - 1964

Guatemala 1904 - 1994

A contribuição do modernismo tanto no Brasil quanto na Guatemala foi política, mas também cultural. O jornalismo, a literatura e a arte começaram a receber novos ventos dentro de sistemas governamentais opressivos. Anita Malfatti e Antonia Matos foram duas artistas que conseguiram carreiras internacionais, no entanto foram atingidas por críticas em seus países devido às vanguardas que pertenciam. Como mulheres, plasmaram seus imaginários pictóricos em inúmeras telas desenvolvendo uma intensa e rica produção artística. 

 

Embora os movimentos vanguardistas tenham exercido fortes influências na cultura, incluindo em alguns casos o espírito crítico contra a visão hegemônica, nem espaços públicos nem privados permitiram que artistas mulheres como Malfatti e Matos mostrassem abertamente as suas produções, mesmo apresentando um extenso corpo de trabalho e alcançando altos níveis de maturidade artística em diferentes contextos. Se enquanto estavam vivas a história não deu os devidos lugares a essas artistas, agora é nossa responsabilidade seguir estudando cuidadosamente os impactos sociais provocados pela produção intelectual dessas mulheres, listando-as entre os nomes dos grandes artistas nacionais.

Anita MALFATTI

A Boba, 1915-1916 | Óleo sobre tela | 61 cm x 50,6 cm | Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Torso / Ritmo, 1915-1916 | Carvão e pastel sobre papel | 61 cm x 46,6 cm | Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
"A ventania", 1915 Óleo sobre tela 48 x 59,5 cm Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

Antonia MATOS

Autorretrato, produzida entre 1924-1927 | Óleo sobre tela
Desnudo de Mujer, 1932 | Óleo sobre tela | Primeiro lugar no Premio Escola de Belas Artes de Paris
Sin título, produzida entre 1929-1934 | Óleo sobre tela
 La Carrera de Piraguas, 1932 | Óleo sobre tela
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